
Banco Comercial e de Investimentos
Formado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, especializado em Telecomunicações e Electrónica, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa em 1997, Rogério Lam construiu uma carreira sólida e diversificada no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com experiência em entidades públicas e privadas, destacando-se no sector Financeiro.
Liderou uma empresa de referência no sector das TIC até 2003 e colaborou como consultor externo no lançamento do e-SISTAFE (actual CEDSIF) entre 2004 e 2006. Em 2006, juntou-se ao Banco Comercial e de Investimentos (BCI) como Director Adjunto de Sistemas de Informação, assumindo em 2008 o cargo de Director Central da Direcção de Canais Electrónicos, função que exerceu até 2014.
Entre 2014 e 2016, integrou o Banco Nacional Ultramarino em Macau, parte do Grupo CGD, onde liderou a Divisão de Banca Digital, Marketing e Negócio Internacional. De regresso a Moçambique, assumiu a Direcção Central de Marketing do BCI em 2016, acumulando, a partir de 2018, a liderança da Direcção de Canais Electrónicos.
Participou activamente na Associação Moçambicana de Bancos (AMB), tendo sido o Coordenador do Grupo de Inclusão Financeira na AMB e membro do Comité Nacional de Inclusão Financeira (2018-2021). Desde 2019 que integra o Conselho de Negócios da Visa para a região CEMEA, contribuindo para debates sobre os desafios globais dos pagamentos e da Banca Digital.
A sua formação inclui certificações em Mercados Financeiros pela Universidade de Yale (2016), Bitcoin pela DFI (2018), Data Science e Machine Learning pelo MIT Schwarzman College of Computing (2022) e mais recentemente uma Pós Graduação em Artificial Intelligence and Machine Learning: Business Applications pela Universidade de Texas Austin.
Nomeado para a Comissão Executiva do BCI em 2020 cargo que mantém até à data. Desde Junho de 2023, é também membro do Conselho de Administração da SIMO – Sociedade Interbancária de Moçambique e, mais recentemente, representa o BCI no Comité de Coordenação do Sistema Nacional de Pagamentos.
Casado, pai de dois filhos, uma menina de 14 anos e um rapaz de 16, dedica o seu tempo livre à música e ao mar, onde encontra inspiração e equilíbrio.